Criar uma conta na AWS
Last updated
Last updated
Para o desenvolvimento do projeto, vamos utilizar o ambiente da AWS para configuração dos servidores e serviços.
Começamos por e seguir os passos para preencher informações pessoais.
Deve-se escolher uma forma de pagamento para cobrança da utilização dos serviços, entretanto a AWS disponibiliza um período "trial" chamado Free Tier onde, durante 12 meses, alguns serviços específicos não são cobrados. mais informações sobre o free tier.
Uma vez criada a conta raiz, o acesso é feito através do email escolhido. A conta raiz tem acesso ilimitado aos serviços da AWS e portanto deve ser protegida com máximo cuidado.
Escolher uma senha forte: a escolha da senha é muito importante. É recomendado o uso de como , entre outros. E não apenas para AWS, mas para armazenamento seguro de tuas passwords pessoais em qualquer serviço na internet.
No menu "Security Credentials", há uma opção para habilitar uso de . Não conte com a sorte e habilite-o, principalmente em uma conta que tem acesso ilimitado aos recursos que serão cobrados no teu cartão de crédito.
Nosso intuito é que, através da linha de comando, possamos utilizar um que crie, atualize e apague recursos na nossa conta da AWS.
Para tanto, é necessário que o user associado à conta tenha acesso "programático" (programmatic access), através de uma chave segura de acesso e uma senha para esta chave.
Podemos configurar a chave e senha ainda no menu "Security Credentials" do root user, mas não queremos que este user da conta tenha este tipo de acesso, pois caso as credenciais sejam roubadas, a conta fica comprometida pois este user tem acesso ilimitado.
Para resolver isto, é recomendado que criemos outro user com permissões limitadas a um conjunto de serviços na AWS. A AWS disponibiliza de um serviço chamado que permite criar diversos users e definir permissões específicas para cada user.
Primeiro, vamos adicionar um user que terá acesso programático:
Um arquivo .csv
vai ser gerado. Devemos guardar o arquivo em segurança, pelo que dentro dele temos a password inicial para acesso web a este user bem como as credenciais do CLI.
Após o user ser criado, e ainda na console web da AWS, devemos fazer o logout do root por segurança, e realizar o primeiro login com o novo user, utilizando a password gerada no arquivo CSV.
Assim como fizemos na conta raiz, é importante também escolher uma senha forte para o IAM user bem como habilitar MFA (multi-factor).
temos uma conta AWS devidamente criada, segura e com acesso limitado por meio de user criado no IAM.
Agora, devemos configurar as permissões específicas para este user. No nosso caso, precisa apenas de acesso full ao :